quarta-feira, 24 de março de 2010

Português - Ler devia ser proibido / Guiomar Gremmon

A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.

Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tomou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.

Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.

Artes - Ticiano

Ticiano Vecellio ou Vecelli (Pieve di Cadore cerca de 1473/1490 - Veneza 27 de Agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien.
Reconhecido por seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Tiziano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.

Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte
ocidental.

Infância

Tiziano era um dos quatro filhos de Gregório Vecelli, destacado soldado e funcionário do estado, e de sua esposa Lúcia. Perto dos dez anos de idade foi levado por seu irmão, o também pintor Francesco Vecellio, para Veneza, onde entrou como aprendiz de Sebastian Zuccato, celebre por seus mosáicos. Após quatro ou cinco anos passou ao estúdio de Giovanni Bellini., naquele tempo o mais notável artista da cidade.

Primeiros trabalhos

Um afresco de Hércules no palácio Morosini é tido como um dos seus primeiros trabalhos, assim como A Virgem e a Criança no Belvedere Viena, e A Visitação de Maria e Isabel, do convento de Santo André, hoje na Academia de Veneza.

Ciências - Tecidos, orgãos e sistemas

No corpo humano existem diferentes níveis de organização. Assim células semelhantes, que são formadas por átomos, moléculas e organelas, trabalham em conjunto exercendo a mesma função. O estômago, por exemplo, possui milhões de células, dispostas lado a lado, que o revestem interamente e produzem o suco gástrico, que contém ácido clorídrico e enzimas.

Tecido Epitelial

O tecido epitelial faz o revestimento interno e externo de órgãos e compõe as glândulas.
Todas as células que se agrupam sem deixar espaços entre si com a função de revestir o corpo e os órgãos, interna e externamente, constiturm o tecido epitelial.


Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo é o mais abundante no organismo. Suas célulasm encontram-se separadas umas das outras por material intercelular sintetizado por elas. A riqueza em material intercelular é uma das mais importantes características desse tipo de tecido, exatamente o que falta no tecido epitelial, no qual as células se encontram encostadas umas nas outras.

Tecido Muscular

O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo. É constituído por células alongadas, denominadas fibras, e capazes de contração. Forma os músculos.
No corpo humano existem três tipos de músculo com características próprias: músculo estriado esquelético, músculo liso e músculo estriado cardíaco.


Tecido Nervoso

O tecido nervoso distribui-se pelo organismo, interligand-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso. Seus principais componentes são os neurônios e as células da gila ou neuróglia.

Inglês - Verbos Afirmativos, Negativos e Interrogativos

1. Afirmativa

Singular

I am, You re, He is, She is, It is, We are, You are, They are.

Plural

I'm, You're, He's, She's, It's, We're, you're, They're.

2. Negativa

Singular

I am not, You are not, He is not, She is not, It is not, We are not, You are not, They are not.

Plural

I'm not, You aren't, He isn't, She isn't, It isn't, We aren't, You aren't, They aren't.

3. Interrogativa

Am I, Are you, Is he, Is She, Is it, Are we, Are you, Are They.

domingo, 21 de março de 2010

História - A marcha da colonização na América portuguesa

Atéo final do século XVI a população luso-brasileira vivia no litoral. Na época, a locomoção pelo interior era difícil e os indígenas ofereciam dura resistência á ocupação de suas terras.

OS Bandeirantes

Eles eram expedições com organização e disciplina militar que partiam de São Paulo com o objetivo de capturar índios e achar ouro e pedras preciosas.

São Paulo, a capital bandeirante

O povoado que mais tarde veio a ser a vila e depois a cidade de São Paulo teve um crescimento lento. Em 1600, enquanto Olinda, em Pernabunco, progedia graças ao açúcar, a vila de São Paulo era um lugar pobre, que tinha apenas 150 casas, habitadas por 1500 pessoas que plantavam milho, mandioca, trigo e criavam porcos e galinhas para sobreviver.

Monções

Eram expedições comercias que seguiam de canoa pelo leito dos rios para vender alimentos, roupas e instrumentos de trabalho nas regiões mineradoras.

Filosofia - Platão de Atenas

Ele Elaborou a teoria das idéias, pela qual procura explicar o processo do conhecimento como a passagem do mundo das idéiase essências. Os objetos sensiveis geram as opniões.
O conhecimento é formado no mundo racional das idéias, onde o ser e absoluto, eterno, e inutável. O mito da caverna ilustra a teoria platônica do processo desenvolvido pelo conhecimento humano. Na política, Platão imaginou uma sociedade ideal governada por reis - filósofos : pessoas libertas das cavernas, das ilusões e com o mais alto conhecimento do mundo das idéias.

Aristocles, mais conhecido como Platão.