quarta-feira, 24 de março de 2010

Ciências - Tecidos, orgãos e sistemas

No corpo humano existem diferentes níveis de organização. Assim células semelhantes, que são formadas por átomos, moléculas e organelas, trabalham em conjunto exercendo a mesma função. O estômago, por exemplo, possui milhões de células, dispostas lado a lado, que o revestem interamente e produzem o suco gástrico, que contém ácido clorídrico e enzimas.

Tecido Epitelial

O tecido epitelial faz o revestimento interno e externo de órgãos e compõe as glândulas.
Todas as células que se agrupam sem deixar espaços entre si com a função de revestir o corpo e os órgãos, interna e externamente, constiturm o tecido epitelial.


Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo é o mais abundante no organismo. Suas célulasm encontram-se separadas umas das outras por material intercelular sintetizado por elas. A riqueza em material intercelular é uma das mais importantes características desse tipo de tecido, exatamente o que falta no tecido epitelial, no qual as células se encontram encostadas umas nas outras.

Tecido Muscular

O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo. É constituído por células alongadas, denominadas fibras, e capazes de contração. Forma os músculos.
No corpo humano existem três tipos de músculo com características próprias: músculo estriado esquelético, músculo liso e músculo estriado cardíaco.


Tecido Nervoso

O tecido nervoso distribui-se pelo organismo, interligand-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso. Seus principais componentes são os neurônios e as células da gila ou neuróglia.

2 comentários:

  1. legal pow tudo que eu NÃAO precisava !
    procurem fazer coisas mas especificas, com mas texto. ok?
    bando de filhinho duma putiinha!

    ResponderExcluir