domingo, 21 de março de 2010

História - A marcha da colonização na América portuguesa

Atéo final do século XVI a população luso-brasileira vivia no litoral. Na época, a locomoção pelo interior era difícil e os indígenas ofereciam dura resistência á ocupação de suas terras.

OS Bandeirantes

Eles eram expedições com organização e disciplina militar que partiam de São Paulo com o objetivo de capturar índios e achar ouro e pedras preciosas.

São Paulo, a capital bandeirante

O povoado que mais tarde veio a ser a vila e depois a cidade de São Paulo teve um crescimento lento. Em 1600, enquanto Olinda, em Pernabunco, progedia graças ao açúcar, a vila de São Paulo era um lugar pobre, que tinha apenas 150 casas, habitadas por 1500 pessoas que plantavam milho, mandioca, trigo e criavam porcos e galinhas para sobreviver.

Monções

Eram expedições comercias que seguiam de canoa pelo leito dos rios para vender alimentos, roupas e instrumentos de trabalho nas regiões mineradoras.

10 comentários:

  1. muito obrigado vc resolveu meu problema

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada estou salva meu problema foi resolvido

    ResponderExcluir
  3. isso foi muito bom eu vou fazer prova amanhã e isso ajudou muito...
    obrigado
    ah você tem algum artigo sobre astecas maias e incas por favor e para amanhã
    ...

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBG MINHA PROVA TMB É AMNHA VC ME AJUDOU MUITÃO Bjusss

    ResponderExcluir
  5. obrigada voce tirou minhas duvidas :)

    ResponderExcluir
  6. Se nao fosse voce eu teria reprovado em historia
    vlw aeer ;)

    ResponderExcluir
  7. adorei mais pena q tem pouco assunto mais mesmo assim me ajudou muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post , me ajudou demais a entender oq estava no meu livro

    ResponderExcluir