segunda-feira, 3 de maio de 2010

História - A Sociedade mineradora

A corrida do ouro

Vimos que, por volta de 1693, Antonio Rodrigues Arzão descobriu ouro perto de onde hoje é a cidade mineira de Sabará. Nos anos seguintes, foram descobertas novas minas de ouro, como as de Vila Rica, hoje Ouro Preto.

A Guerra dos Emboabas

Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O Maior deles teve origem na disputa pelo ouro entre os paulistas, que o descobriram, e os recém-chegados (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil), que queriam explorá-lo.

O Controle sobre o ouro

Iniciada a mineração, o rei de Portugal criou, em 1702, a Intendência das Minas, órgão encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar os crimes praticados na região.

Revolta de Vila Rica (1720)

O contrabando de ouro aumentava, e o governo português apertava o cerco.Para dificultar o desvio, em 1719 criou as Casas de Fundição, locais onde o ouro era transformado em barras, selado e quintado - ou seja, tinha extraída a sua quinta parte como imposto.

5 comentários:

  1. Nossa me ajudou completamente não 100% mais me ajudou muito precisava fazer um trabalho e esqueci meu livro de História na Escola, só que vc resumiu muito só isso que eu achei ruim mais foi o melhor site Parabéns A e muito obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  2. não gostei pois o que queria não achei

    ResponderExcluir
  3. nossa , liga pras criticas nao,isso só vai te ajudar a ficar melhor...
    mais vlw,ficou otimo seu trabalho :)

    ResponderExcluir
  4. nossa , esse conteúdo e muito bom mais só faltou os principais motivos dos conflitos mais foi e grane ajuda .

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse texto muito importante ne

    ResponderExcluir